Existem ações de marketing e propagandas que marcam os consumidores por muitos anos e outras que nunca são esquecidas. Podemos falar aqui, por exemplo, das campanhas das Casas José Araújo ou do célebre comercial da Casa Lux Ótica. Mas, quem já passou dos 35/40 anos sabe também o sucesso que foi a promoção do palito premiado da Kibon.
Quem era criança ou adolescente nos anos 1990 não podia ver um ponto de vendas de picolé e sorvetes da Kibon que logo pedia aos pais para comprarem os produtos. A expectativa de conseguir um segundo picolé de graça fez com que os consumidores comprassem cada vez mais. Os adultos também adoravam essa promoção, que chegou aos quatro cantos do Brasil em quatro edições de sucesso desde a década de 1980.

Era um misto de satisfação, por estar degustando o picolé, e também de diversão, porque todo mundo queria saber se teria direito a mais um picolé, caso encontrasse o palito premiado. Como tudo que é bom dura pouco, a promoção terminou deixando um sentimento de nostalgia nas pessoas. Durante muito tempo, muita gente, inclusive eu, conferia os palitos dos picolés antes de jogar no lixo.
Neste mês, após receber inúmeros pedidos ao longo de todos esses anos, a Kibon decidiu retornar com essa promoção. Desde o último dia 15, os consumidores que comprarem picolés nas praias do litoral de São Paulo poderão ter a sorte de encontrarem um palito premiado. A frase no palito será: “Palito premiado: vale 01 Fruttare”. O sortudo ou a sortuda poderá trocar o palito com o mesmo vendedor ou outro que também esteja vendendo no litoral paulista.

A ação seguirá até o dia 16 de março ou até quando durarem os estoques nas seguintes cidades: Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida. Estarão disponíveis 100 mil palitos premiados. Os consumidores poderão escolher o picolé nos sabores coco, abacaxi, morango, uva e limão.
Nas redes sociais da Kibon, uma chuva de reclamações. Clientes de outras cidades do Brasil pedindo para que a promoção não fique restrita apenas ao litoral paulista. A empresa responde que estuda a possibilidade do palito premiado chegar a outros estados brasileiros. Vamos esperar por esse anúncio.
Salvo engano, em Pernambuco a promoção era da Sorvane, empresa que “juntou” a Kibon à saudosa Maguary, que resistiu bravamente a concorrência com a empresa de fora. Infelizmente a Kibon ressuscitou a campanha de forma discriminatoria, restrita apenas ao litoral paulista.